Confuso em um relacionamento? Entenda o que quer dizer

Equipe Eurekka

Sabe quando aquela pessoa com quem você está se envolvendo chega num ponto da relação em que ela diz “eu estou confuso“? Hoje, eu quero te ensinar o que quer dizer quando alguém fala que está confuso em um relacionamento.

E, melhor ainda, eu quero ensinar você a reagir para se proteger e proteger sua saúde mental nesses casos. Boa leitura!

O que quer dizer estar confuso?

A primeira verdade que eu quero trazer para você é essa: não tem como ter certeza do que a pessoa quer dizer quando ela está confusa. Afinal, estar confuso é isso mesmo, não saber o que você quer.

Contudo, psicólogos têm experiência com casos em que essa frase foi usada e o que ocorreu depois. E vou te contar o resultado do que eu observei. Quando alguém diz que está confuso, essa pessoa quer dizer uma dessas duas coisas que vamos ver a seguir.

1. Diz estar confuso no relacionamento, porque não quer namorar

Essa pessoa pode estar querendo dizer que ela não quer ter algo sério com você, mas que ela não tem coragem para falar isso com todas as palavras. Muitas pessoas vivem uma vida de conhecer várias pessoas, ficar com várias pessoas, ter relações com várias pessoas, na esperança de que nenhuma delas se apegue.

Então, quando isso ocorre, essa pessoa tem medo de falar a verdade. E isso é algo que vai ocorrer, pois nós somos seres humanos. Mas ela não sabe dizer “eu não quero namorar você”. Então, diz que está confusa e, assim, não tem que olhar para sua cara de decepção enquanto ela fala que não quer namorar.

Contudo, temos que pensar em algo que é vital, em especial, se você é esse tipo de pessoa que usa “estar confuso” como desculpa para não assumir uma relação.

Quando você está buscando algo sério e encontra uma pessoa muito boa, você não deve arriscar falar que está confuso e ter a chance de perder aquela pessoa.

Agora, se você não quer nada de verdade com a pessoa, você vai dizer “estou confuso” e esperar que isso esfrie a relação, ou, então, que a pessoa vá embora por falta de carinho.

E, neste caso, te falta maturidade emocional. Eu sei que eu posso estar sendo duro ou sincero demais. Mas eu digo essas coisas para que você se proteja.

confuso em um relacionamento

Esfriar a relação

Então, no primeiro caso, essa pessoa, na verdade, não quer nenhum compromisso com você. Ela está só usando essa frase para esfriar a relação, dar um tempo para, assim, você se desconectar.

Às vezes, esse tempo ou esse “gelo” que a pessoa está dando em você é o tempo que ela precisa para esperar a resposta de outro contatinho dela. Já pensou nisso? Às vezes, o rapaz ou a moça está na espera de um outro rapaz ou de outra moça que ela gosta mais do que você.

E esse tempo do “eu estou confuso” vai permitir que a outra pessoa se decida enquanto você fica de olho. É cruel, mas é verdade. Foi mal. E, por isso, você precisa se proteger deste tipo de situação. Fuja quando notar que a pessoa está só te enrolando.

2. Diz estar confuso em um relacionamento pois está confuso (de verdade) sobre o futuro

E, no segundo caso, a pessoa está dizendo que está confusa porque ela está confusa mesmo sobre o que vê na relação de vocês para o futuro.

Pode ser que ela tenha tido uma experiência traumática de relação há pouco tempo. Pode ser que ela não tenha certeza se você vale mesmo a pena ou se ela deve buscar outras pessoas. Então, a frase “eu estou confuso” nem sempre é uma covardia. Ás vezes, pode ser a fala sincera de alguém.

Como lidar com alguém confuso em um relacionamento

É nesse momento que vem a maior lição de todas. Você não vai ajudar alguém confuso em um relacionamento permitindo que a pessoa use você como ela quiser.

A confusão precisa ser resolvida na pessoa com ela mesma. Pode refletir com o terapeuta dela ou com o seu diário, escrever ou pensar. Algumas pessoas acham que vão resolver essa confusão ficando mais perto, grudando mais, fazendo mais relação sexual, tendo mais tempo com a pessoa. Mas não costuma ser assim.

banner terapia

 

Por que grudar não salva a relação

Qual que é o problema de grudar? Se essa pessoa estiver falando para você que está confusa com esse objetivo de usar você mais algumas vezes antes de te descartar, você vai se permitir ser usado. Você vai se permitir ser descartado, quando você poderia ter prevenido tudo isso falando o seguinte:

“Olha, eu respeito que você tá confuso e eu vou deixar você ter o seu tempo para refletir e resolver a sua confusão.”

Cuidado!

Fique atento com moças e rapazes que dizem que estão confusos só para tirar uma última casquinha de você. Fuja deles!

Por fim, reflita comigo. Se essa confusão da pessoa está te deixando tão mal a ponto de você não conseguir trabalhar direito, viver a sua vida direito ou existir, fique muito atento.

Afinal, é provável que o problema da sua vida não seja essa pessoa, mas todo o resto. Mesmo se essa pessoa estivesse resolvida e vocês estivessem juntos de novo, você ainda ia estar colocando expectativa demais em cima de uma relação.

autocuidado ajuda quando está confuso em um relacionamento

Cuide de você mesmo antes de tudo

Se toda a sua vida parece que vai desabar quando a outra pessoa fica confusa ou insegura, não só tem algo errado com aquela pessoa, mas tem algo errado com a sua vida.

Por isso, antes de tentar resolver esse problema amoroso, olha para sua rotina e para sua vida, e vê se não tem um monte de outras coisas para resolver. Por exemplo:

Enquanto você só tiver um pilar na sua vida e esse pilar for uma pessoa, enquanto você não ajeitar os outros pilares, essa pessoa pode estar confusa ou pode estar segura; sua vida ainda vai precisar ser resolvida.

sede da Eurekka

A Eurekka ajuda você a cuidar dos seus sentimentos

Espero que esse texto tenha te ajudado e muito obrigado por chegar até aqui. Para acessar mais conteúdos gratuitos como esse sobre psicologia e relacionamentos, nos acompanhe também nas redes sociais: Instagram, Facebook e YouTube!

Além disso, você pode melhorar o seu autocuidado com a terapia da Eurekka. Temos psicólogos prontos para te ajudar a melhorar suas relações ou superar um término com alguém confuso. Ou, ainda, se você quer saber como lidar com sentimentos confusos, essa é a solução. Clique aqui e marque a conversa inicial!

🥰 Este artigo te ajudou?

0 / 5 4.8

Equipe Eurekka

9 replies on “Confuso em um relacionamento? Entenda o que quer dizer”

Olá, vou relatar minha situação, sou casado quase 5 anos, no começo fazíamos amor todos os dias, ela se preocupava com meu bem estar, tipo “não vai levar marmita eu transfiro um dinheiro para almoçar”, a todas escritas eu te amo vinha o retorno eu te amo, palavras carinhosas como “meu barbudo” pequenas coisas que ficam marcadas, mas nos últimos meses ela vem perdendo interesse sexual, palavras e atitudes, admitindo que esta distante e não sabe porque, ja deixei viajar com as amigas, mesmo assim nossas situação esta entrando no vermelho, e não é outra pessoas pois somos aberto a todos os assuntos, até tentamos formar um trisal e falamos tbm em relacionamento aberto, mesmo assim estou tendo a sensação de perda. Fico muito triste por dentro pois ainda há amo. Disse a ela que tem todo tempo do mundo para ver o que ela quer. O ser humano é muito complicado, infelizmente fazendo uma análise de todas as histórias e de pessoas conhecidas nada, nada é 100% perfeito. Enfim vamos tocando pois se uma das partes tem paciência pode ser que a relação volto ao seu nível normal.

Olá…
E quando tudo é mil maravilhas, por 6 meses como ficantes:
* vcs viajam juntos;
* Ele te leva para jantar em locais caros;
* Te trata com muito carinho ,
* fica com vc todos os fins de semana;
Vc sabe que ele sente algo forte..

Mas ai ele termina porque quer ser solteiro.
Chora, chora muitooo, por horas, de soluçar… com toda verdade no choro.
E depois de uma semana..
ELE VOLTA, porque sofreu demais sem vc (segundo ele) , pede para namorar, diz que quer casar ter filhos com vc… vcs passam 10 dias maravilhosos.
e 10 dias depois SURTEM.. termina denovo chorando muito, dizendo que ama e que tá doendo, mas quer terminar de vez.

OBS: Ele namorou muitos anos, acabou meio traumatico… e tinha apenas 3 meses de termino qdo vc o conheceu..
Disse que se anulou muito no outro, e quer seguir a vida… mais sei lá viu.

Eu terminei um relacionamento de 25 anos e conheçi uma pessoa em nós começamos a sair fazemos sexo só que eu no sexo não consigo entregar me 100 por cento derivado ao trauma de ter tido uma mulher neste 25 anos estou muito confuso pois tenho sentimento por quem ando a sair mas ao mesmo tempo não me consigo encontrar ou seja sentir a vontade logo assim o que e devo fazer

Ola eu estou com uma pessoa gosto dela, mas eu já passei tanto trauma que não sei se quero, eu tô muito confuso em questão de tudo, fora umas coisas que aconteceram, não quero magoar a pessoa já magoando mas não sei o que fazer, ao mesmo tempo que quero a pessoa que vai me fazer falta se eu desistir, eu também fico querendo ficar sozinho mesmo. Isso está me atrapalhando em várias áreas e não sei o que fazer. Medo de estar perdendo alguém muito incrível, dei uma resumida. Estou muito mal.

Eu e minha ex tinha terminado 3 vezes mais namoramos 1 vez o resto foi tudo ficando serio, só q nois decidimos tentar pela quarta vez, logo quando eu estava superando ela mais aí suave, as amigas dela não apoia ela e fica falando na cabeça dela mostrando conversa antigo com as outras meninas (conversa antiga) aí ela ficou confusa com tudo isso ficou muito triste, só q isso é tudo mentira, eu existo no amor de nois dois porq eu sinto q ela é pra mim sou muito apaixonado nela divdd, o q realmente é essa confusão dela?

Eu (18 anos) e o meu ex namorado (20 anos) terminamos porque ele veio com uma conversa muito estranha, repentina, na qual tinha decisões para fazer e consequentemente uma dessas decisões era sobre o nosso relacionamento, eu fiquei confusa pq estamos num relacionamento á distancia mas essa distancia estava quase a acabar, ele nesse mesmo dia 2 horas antes tinha comprado as passagens para a minha cidade, estavamos todos contentes pq ate para-mos de jogar com os nossos amigos só para comprar-mos as passagens, estavamos muito felizes, ele dizia que estava inquieto para me ver e poder me abraçar.
2 horas depois veio com aquela conversa, e eu só estava confusa pq nós estavamos bem, nao tinhamos discutido nem nada, e eu perguntei da onde tinha surgido esse pensamento porque nao tinha sentido, e ele disse q á muito pouco tempo, por volta de uma hora.
depois dele ter comprado as passagens ele foi ajudar a mae com algo e provavelmente falou das passagens e que iria conhecer a minha familia, e a mãe dele não é boa pessoa, muito manipuladora, e eu creio que a mãe dele tenha inventado algo sobre mim ou algum tipo de conversa que o tenha repensado, eu ja tinha ido a casa dele 2 vezes passar ferias e ja nos vimos no total 4 vezes, eu nao percebo o que aconteceu, eu não quero desistir de um relacionamento onde não havia nada que demonstra-se que nao havia futuro nele. estavamos tão bem, tão perto de alcançar um futuro juntos, tivemos 8 meses juntos.

Eu mais meu ex namorado nos desemtendemos, ele brigava de mais por ciumes ai eu terminei, só que depois eu queria voltar de novo , ele chegou até mim bloquear, só deixou o menseger aberto , eu perguntei ele se ele ainda gosta de mim ele diz que está confuso..será o que é?

As vezes eu fico confusa com o meu ex ou namorado ele fala que nós não estamos juntos tem hora que ele fala se eu sou a namorada dele ainda fico muito confusa nessas parte ele terminou o relacionamento e fica perguntando isso como assim queria saber o que ouve

Oi Ester, a melhor solução para esse caso é perguntar diretamente para a pessoa o que ela quer. Uma conversa sincera é a melhor forma de resolver conflitos e dúvidas, por isso, seja firme e entenda o que está acontecendo. Se ele estiver apenas te confundindo mais, se afaste dessa pessoa!

– Pedro, da Equipe Eurekka

Leave a Reply

Your email address will not be published.